LEI Nº 516, DE 21 DE NOVEMBRO DE 2005

 

DISPÕE SOBRE A ORGANIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DE TRANSPORTE PÚBLICO COLETIVO DE PASSAGEIROS NO MUNICÍPIO DE VARGEM ALTA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

 

O PREFEITO MUNICIPAL DE VARGEM ALTA, ESTADO DO ESPÍRITO SANTO; Faço saber que a Câmara Municipal aprovou e eu sanciono a seguinte LEI:

 

CAPÍTULO I

DOS TRANSPORTES PÚBLICOS COLETIVOS

 

Art. 1º Compete ao Município de Vargem Alta o provimento e organização do sistema local de Transporte Coletivo, nos termos do inciso V do artigo 30 da Constituição Federal e art. 131 da Lei Orgânica do Município.

 

Parágrafo único - O Sistema de Transporte Público Coletivo é composto pelos diversos serviços públicos de transporte urbano de passageiros dentro do município de Vargem Alta.

 

Art. 2º Compete ao Poder Executivo Municipal a determinação de diretrizes gerais para os serviços de transporte coletivo, no âmbito do Município, bem como a outorga da concessão, permissão ou autorização, para exploração dos serviços de que trata esta Lei. (Redação dada pela Lei nº 1.392/2022)

 

§ Fica o Poder Executivo autorizado a fazer a concessão por meio de licitação, conforme estabelecido na Lei Federal nº 8.987, de 13 de fevereiro de 1995; (Redação dada pela Lei nº 1.392/2022)

 

§ 2º As pessoas físicas e jurídicas que venham a operar, por permissão ou concessão, o sistema de transporte público do Município, deverão se utilizar de veículos que consumam combustíveis com a menor característica poluente possível, conforme parâmetros exigidos pelo IEMA. (Redação dada pela Lei nº 1.392/2022)

 

§ 3º Os processos licitatórios de que trata esta Lei deverão ser processados, em sua integralidade, por meio do Poder Executivo Municipal, que poderá utilizar-se, para tanto, de servidores lotados em outros órgãos da Administração Direta, na constituição de Comissão Especial de Licitação. (Redação dada pela Lei nº 1.392/2022)

 

§ 4º Os processos licitatórios de que trata esta Lei deverão ser processados, em sua integralidade, por meio do Poder Executivo Municipal, que poderá utilizar-se, para tanto, de servidores lotados em outros órgãos da Administração Direta, na constituição de Comissão Especial de Licitação.

 

§ 5º Os servidores lotados em outros órgãos da Administração Direta deverão ser solicitados com antecedência e sua disponibilização fica condicionada ao titular da respectiva pasta.

 

Art. 3º Compete à Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos, controlar, gerenciar, operar, explorar e fiscalizar os serviços de transporte coletivo no âmbito do Município.

 

Art. 4º O sistema de transporte coletivo no município de Vargem Alta se sujeitará aos seguintes princípios:

 

I - atendimento a toda a população;

 

II - qualidade do serviço prestado segundo critérios estabelecidos pelo Poder Público, em especial, quanto à comodidade, conforto, rapidez, segurança, regularidade, continuidade, confiabilidade, freqüência e pontualidade;

 

III - redução da poluição ambiental em todas as suas formas;

 

IV - integração entre os diversos meios de transporte;

 

V - garantia de acessibilidade às pessoas com deficiência;

 

VI - preços socialmente justos;

 

VII - tratamento integrado e compatível com as demais políticas urbanas.

 

Art. 5º O serviço de transporte coletivo tem caráter essencial e terá tratamento prioritário no planejamento do sistema viário e na organização da circulação.

 

Art. 6º Na execução dos serviços de transporte coletivo o Poder Público observará os direitos dos usuários, de acordo com o estabelecido na legislação e nos regulamentos que disciplinam a sua prestação, que consistem em:

 

I - receber serviço adequado, com garantia de continuidade da prestação dos serviços;

 

II - receber informações para a defesa de interesses individuais ou coletivos;

 

III - levar ao conhecimento do Poder Público e das operadoras irregularidades de que tenham conhecimento referentes ao serviço prestado;

 

IV - manter em boas condições os bens públicos ou privados através dos quais lhes são prestados os serviços.

 

V - participar do planejamento e da avaliação da prestação dos serviços.

 

CAPÍTULO II

DA ORGANIZAÇÃO DO SISTEMA DE TRANSPORTE COLETIVO

 

Art. 7º O sistema de transporte coletivo no município de Vargem Alta é constituído das seguintes modalidades de serviço:

 

I - Convencional;

 

II - Seletivo;

 

III - Alternativo;

 

IV - Fretado;

 

V – Especiais, que será regulamentado por Decreto.

 

Art. 8º O Serviço Convencional é aquele executado por pessoa jurídica, através de ônibus, trólebus ou outro veículo de transporte de passageiros em uso ou a ser utilizado no futuro, com operação regular e à disposição permanente do cidadão, contra a única exigência de pagamento de tarifa fixada pelo Poder Executivo Municipal.

 

Art. 9º O Serviço Seletivo é aquele prestado, mediante determinação do Poder Público, por concessionários ou permissionários do sistema de transporte coletivo público e colocado à disposição de segmentos específicos da população, com tarifa e conforto diferenciados, de acordo com regulamentação específica a ser estabelecida em Decreto.

 

I - transporte exclusivo de passageiros sentados;

 

II - utilização de veículos com capacidade de até 24 lugares sentados, incluídos os operadores, com corredor central;

 

III - tarifa superior a dos serviços convencionais.

 

Art. 10 O Serviço Alternativo é aquele operado por autônomos ou cooperativas, atuando em linhas alimentadoras ou complementares do Serviço Convencional, colocados permanentemente à disposição da população, contra a única exigência do pagamento de tarifa fixada pelo Poder Executivo Municipal.

 

Parágrafo único - Na operação do serviço de que trata o caput deste artigo serão observadas as seguintes características:

 

I - as linhas complementares serão operadas em bacias operacionais específicas, definidas em decreto pelo Poder Público;

 

II - integração física e tarifária com o Serviço Convencional;

 

III - remuneração através do Sistema de Compensação de Receita

 

Art. 11 É facultada aos permissionários do Sistema Alternativo a utilização de veículos arrendados, desde que devidamente cadastrados e vistoriados junto a SECRETARIA DE OBRAS E SERVIÇOS URBANOS, em caráter de substituição, pelo prazo máximo de até 30 (trinta) dias, por motivo de acidente, furto ou roubo, defeito mecânico, ou outro motivo que a justifique.

 

Art. 12 O Serviço Fretado, considerado de interesse público, é aquele prestado mediante condições previamente estabelecidas ou contratadas entre as partes interessadas, obedecidas às normas gerais fixadas em regulamentação específica.

 

Art. 13 Os Serviços Especiais são aqueles que não se enquadram nas modalidades estabelecidas nos incisos I a IV do artigo 7º desta Lei e serão disciplinados em regulamentos próprios a serem editados pelo Poder Executivo Municipal.

 

Art. 14 Os serviços de transporte coletivo de passageiros intermunicipal e interestadual, de característica rodoviária, suburbana ou seletiva, deverão ser autorizados e ter seus itinerários dentro do município de Vargem Alta, aprovados pelo SECRETARIA DE OBRAS E SERVIÇOS URBANOS.

 

§ 1º A SECRETARIA DE OBRAS E SERVIÇOS URBANOS deverá estabelecer, em conjunto com os respectivos órgãos gestores, rotas preferenciais para a circulação das linhas intermunicipais e interestaduais.

 

Art. 15 A execução de qualquer modalidade de serviço de transporte coletivo de passageiros sem autorização do poder concedente e da SECRETARIA DE OBRAS E SERVIÇOS URBANOS, independentemente de cobrança de tarifa, será caracterizada como serviço clandestino, sujeitando o infrator às penalidades previstas nesta Lei.

 

CAPÍTULO III

DO REGIME DE EXPLORAÇÃO E EXECUÇÃO DOS SERVIÇOS
CONVENCIONAL, SELETIVO E ALTERNATIVO.

 

Art. 16 A exploração dos serviços de transporte coletivo no município de Vargem Alta será outorgada pelo Poder Executivo Municipal a terceiros, mediante contrato precedido de licitação nos termos da legislação vigente.

 

§ 1º Os serviços Convencional, Seletivo e Alternativo serão explorados em regime de concessão ou permissão.

 

§ 2º A exploração dos serviços discriminados no parágrafo anterior será outorgada por prazo determinado em função do objeto a ser contratado.

 

§ 3º Não será permitida, salvo expressa e prévia anuência da SECRETARIA DE OBRAS E SERVIÇOS URBANOS, a transferência dos serviços, observados, no mínimo, os seguintes aspectos:

 

I - o cessionário atender todos os requisitos exigidos para a prestação do serviço, em especial, aqueles cujo atendimento possibilitou ao cedente obtê-la;

 

II - o cessionário assumir todas as obrigações e prestar as garantias exigidas do cedente, além de outras que forem julgadas necessárias na ocasião.

 

§ 4º A transferência da concessão, da permissão ou do controle societário da contratada sem prévia anuência da SECRETARIA DE OBRAS E SERVIÇOS URBANOS implicará a caducidade do contrato.

 

§ 5º Somente será autorizada a transferência de concessão ou permissão quando, comprovadamente, o cessionário da concessão ou permissão estiver com sua situação regular em relação às contribuições tributárias e não tributárias, previdenciárias e do Fundo de Garantia Por Tempo de Serviço.

 

Art. 17 A execução dos serviços de transporte coletivo será regulamentada através de Regulamento de Operação dos Serviços, cujas normas deverão abranger o serviço propriamente dito, o controle dos operadores, o pessoal empregado na operação, os veículos e as formas de fiscalização.

 

CAPÍTULO IV

DA REMUNERAÇÃO DA PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS

 

Art. 18 A operação dos serviços Convencional, Seletivo e Alternativo de transporte coletivo será remunerada através de tarifas pagas pelos usuários, fixadas pelo Poder Executivo Municipal, respeitada a manutenção do seu equilíbrio econômico e financeiro.

 

Parágrafo único - Sempre que forem atendidas as condições iniciais dos contratos, considera-se mantido o equilíbrio econômico-financeiro.

 

Art. 19 O Poder Executivo Municipal deverá estabelecer a estrutura tarifária para o serviço de transporte coletivo definindo os tipos de tarifas a serem praticados e os seus respectivos valores.

 

§ 1º A estrutura tarifária deverá abranger todas as modalidades de benefícios e gratuidades, parciais ou totais, existentes ou que venham a ser criadas.

 

§ 2º O estabelecimento de novos benefícios ou gratuidades para o sistema de transporte coletivo somente poderá se dar através de legislação específica, com indicação da fonte de recursos para o seu financiamento, de maneira a não onerar os custos de operação, sendo os novos benefícios serão executados após o recalculo da tarifa e efetivado a sua cobrança.

 

Art. 20 Fica garantido ao usuário do Sistema de Transporte Público Coletivo do Município de Vargem Alta, com idade igual ou superior a 65 (sessenta e cinco) anos a gratuidade dos transportes coletivos assegurada no art. 230, § 2º da Constituição da República Federativa do Brasil e art. 131, II da Lei Orgânica Municipal, mediante a simples apresentação de documento de identidade oficialmente reconhecido, bem como as demais isenções e benefícios tarifários válidos para o transporte coletivo, conforme previsto nas legislações existentes em vigor.

 

Parágrafo único - Fica assegurado a gratuidade aos usuários do transporte coletivo, com idade igual ou superior a 65 (sessenta e cinco) anos, em todo o perímetro do Município.

 

Art. 21 È assegurado aos menores de 05 (cinco) anos e aos portadores de deficiência a gratuidade conforme dispõe o art. 131, II, da Lei Orgânica Municipal.

 

Art. 22 As tarifas serão estabelecidas com base concorrência de menor tarifa através do procedimento licitatório e/ou através de planilhas de custos elaboradas pela SECRETARIA DE OBRAS E SERVIÇOS URBANOS, obedecida a metodologia contratualmente estabelecida.

 

Art. 23 Para o reajuste de tarifas o Poder Executivo poderá se utilizar de índices econômicos que melhor se aplicam ao setor.

 

Art. 24 Deverá ser mantido à disposição dos usuários um sistema de venda antecipada de passagens, através de títulos na forma de bilhetes, passes e assemelhados ou outro meio que venha a ser determinado pela SECRETARIA DE OBRAS E SERVIÇOS URBANOS.

 

Art. 25 Os recursos provenientes da venda antecipada de passagens deverão ser controlados com publicidade e transparência, com escrituração contábil específica, indicando, pelo menos:

 

I - receitas das vendas antecipadas;

 

II - transferências efetuadas aos operadores a título de remuneração da prestação dos serviços ou de antecipação de receita;

 

III - despesas operacionais;

 

IV - receitas e despesas financeiras.

 

Art. 26 A tecnologia, os sistemas, os cartões, os equipamentos e os procedimentos a serem utilizados nos processos de venda antecipada e de controle de arrecadação, inclusive os localizados nos veículos e nas instalações dos operadores, deverão ser especificados e aprovados pela SECRETARIA DE OBRAS E SERVIÇOS URBANOS.

 

CAPÍTULO V

DA GESTÃO DEMOCRÁTICA E DO CONTROLE SOCIAL DO SISTEMA DE TRANSPORTE COLETIVO

 

Art. 27 Compete ao Poder Executivo Municipal, através da SECRETARIA DE OBRAS E SERVIÇOS URBANOS e demais órgãos, a gestão do Sistema de Transporte Público Coletivo, cabendo para isso, dentre outras, as seguintes atribuições:

 

I - formular e implementar a política global dos serviços de transporte coletivo, incluindo a sua permanente adequação às modificações e necessidades do Município e à modernização tecnológica e operacional, em consonância com as diretrizes gerais estabelecidas pelo Poder Executivo Municipal;

 

II - planejar, implantar, construir, gerenciar, manter e fiscalizar a operação de terminais, pontos de parada, pátios de estacionamento e outros equipamentos destinados ou associados à prestação dos serviços de transporte coletivo;

 

III - articular a operação dos serviços de transporte coletivo de passageiros com as demais modalidades dos transportes urbanos, municipais ou regionais;

 

IV - outorgar concessão, permissão ou autorização, para exploração dos serviços de transporte coletivo, através de licitação nos termos da legislação vigente;

 

V - promover a elaboração das normas gerais e demais regras incidentes sobre o sistema de transporte coletivo e sobre as atividades a ele ligadas, direta ou indiretamente, bem como sobre as infrações a tais normas, dispondo sobre penalidades aplicáveis, quando necessário, para complementar os regulamentos e a legislação vigentes;

 

VI - aplicar as penalidades e recolher as multas correspondentes pelo não cumprimento das normas reguladoras do sistema de transporte coletivo, em qualquer de seus serviços;

 

VII - desenvolver e implementar a política tarifária para o sistema de transporte coletivo, incluindo estudos dos modelos e das estruturas tarifárias de remuneração da prestação dos serviços, estudos de custos para orientação ao Poder Executivo Municipal na fixação das tarifas, e aplicação das tarifas determinadas;

 

VIII - elaborar estudos, planos, programas e projetos para o sistema de transporte coletivo, bem como participar da elaboração de outros que envolvam esse sistema;

 

IX - planejar, organizar e operar as atividades de venda antecipada de passagens, através de bilhetes, passes e assemelhados existentes ou outros que venham a ser implantados, incluindo o desenvolvimento, implantação e controle dos sistemas de cadastro necessários para o seu funcionamento;

 

X - elaborar, desenvolver e promover o aperfeiçoamento técnico e gerencial dos agentes envolvidos direta ou indiretamente na provisão dos serviços de transporte coletivo, incluindo programas de treinamento, campanhas educativas e de esclarecimento e outros;

 

XI - praticar todos os atos necessários ao cumprimento de sua finalidade, observadas as disposições desta Lei, dos regulamentos e das demais normas aplicáveis;

 

XII - exercer todas as demais atribuições previstas nesta Lei, na legislação e nos regulamentos específicos relacionados com a provisão dos serviços de transporte coletivo.

 

§ 1º Para realizar as atividades previstas neste artigo o Poder Executivo poderá celebrar contratos, convênios, consórcios ou outros instrumentos jurídicos válidos, respeitando-se, em quaisquer casos, os direitos contratualmente estabelecidos.

 

§ 2º O controle social será exercido pelo Conselho Comunitário, tendo suas atribuições definidas em Decreto.

 

Art. 28 Constituem receitas próprias da Gerência de Transporte Público Coletivo para uso nas suas atividades e de melhoria no atendimento aos usuários:

 

I - as penalidades pecuniárias impostas aos operadores dos serviços de transporte coletivo;

 

II - a receita proveniente da exploração publicitária em equipamentos e infra-estrutura relacionados ao sistema de transporte coletivo;

 

III - a remuneração pelos serviços que prestar, inclusive o de gerenciamento do sistema de transporte coletivo, em valor fixado pelo Poder Executivo Municipal de até 3% (três por cento) da receita

tarifária dos operadores;

 

IV - outras que lhe forem destinadas.

 

Art. 29 A fiscalização do cumprimento das normas e diretrizes estabelecidas nesta Lei ou na regulamentação complementar será exercida por funcionários da SECRETARIA DE OBRAS E SERVIÇOS URBANOS devidamente credenciados.

 

Parágrafo único - No exercício de sua atividade, fica a fiscalização autorizada a entrar e permanecer, a qualquer hora de funcionamento e pelo tempo necessário, em qualquer das dependências ou bens vinculados ao serviço, a examinar toda e qualquer documentação, a ter acesso aos dados relativos à administração, contabilidade, recursos operacionais, técnicos econômicos e financeiros das empresas contratadas.

 

CAPÍTULO VI

DA QUALIDADE DA PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS

 

Art. 30 A SECRETARIA DE OBRAS E SERVIÇOS URBANOS desenvolverá e implantará mecanismos de avaliação periódica dos operadores visando manter uma classificação permanente destes quanto ao seu desempenho, considerando, pelo menos:

 

I - qualidade do serviço prestado, medida através da quantidade de penalidades aplicadas aos operadores;

 

II - regularidade da operação, medida através do índice de cumprimento das viagens programadas;

 

III - estado geral da frota, medido a partir do resultado da inspeção veicular;

 

IV - eficiência administrativa, medida a partir do regular cumprimento das obrigações contratuais;

 

V - qualidade do atendimento considerando o comportamento dos operadores e seus prepostos no tratamento dispensado aos usuários;

 

VI - satisfação dos usuários, medida através de pesquisa de opiniões realizadas pela SECRETARIA DE OBRAS E SERVIÇOS URBANOS.

 

§ 1º Os critérios a serem observados na avaliação de desempenho serão estabelecidos no Regulamento de Operação dos Serviços.

 

§ 2º A classificação dos operadores a partir do processo de avaliação de desempenho poderá ser utilizada para implantação de mecanismos de estímulo à produtividade incorporados à política de remuneração dos serviços e para prorrogação de contratos.

 

CAPÍTULO VII

DAS PENALIDADES

 

Art. 31 Pelo não cumprimento das disposições da presente Lei, bem como de seus regulamentos e outras normas que venham a ser editadas, obedecendo aos princípios do contraditório e da ampla defesa, serão aplicadas aos operadores dos serviços as seguintes penalidades:

 

I - advertência;

 

II - multas;

 

III - intervenção na execução dos serviços;

 

IV - cassação.

 

§ 1º As infrações punidas com a penalidade de "Advertência" referem-se à falhas primárias, que não afetem o conforto ou a segurança dos usuários.

 

§ 2º As infrações punidas com a penalidade de multa, de acordo com a sua gravidade, classificam-se em:

 

I - multa por infração de natureza leve, no valor de 200 (duzentas) Unidades Fiscal do Município de Vargem Alta (UFMV) A, por desobediência a determinações do Poder Público ou por descumprimento dos parâmetros operacionais estabelecidos, que não afetem a segurança dos usuários, ou ainda por reincidência na penalidade de "Advertência";

 

II - multa por infração de natureza média, no valor de 800 (oitocentas) ) Unidades Fiscal do Município de Vargem Alta (UFMVA), por desobediência a determinações do Poder Público que possam colocar em risco a segurança dos usuários, por descumprimento de obrigações contratuais, por deficiência na prestação dos serviços, ou ainda por reincidência na penalidade prevista no inciso I;

 

III - multa por infração de natureza grave, no valor de 2000 (duas mil) ) Unidades Fiscal do Município de Vargem Alta (UFMVA), por atitudes que coloquem em risco a continuidade da prestação dos serviços, por cobrança de tarifa diferente das autorizadas, por não aceitação de bilhetes, passes, assemelhados e usuários com direito a gratuidade, por redução da frota vinculada ao serviço sem autorização da SECRETARIA DE OBRAS E SERVIÇOS URBANOS, ou ainda por reincidência na penalidade prevista no inciso II;

 

§ 3º A penalidade de "Cassação" se aplica aos casos de suspensão da prestação dos serviços, sem autorização da SECRETARIA DE OBRAS E SERVIÇOS URBANOS, ainda que de forma parcial, de recusa em manter em operação os veículos vinculados ao serviço, ou por reincidência na penalidade prevista no inciso III do § 2º.

 

§ 4º Além da penalidade de "Multa", os infratores estarão sujeitos às seguintes medidas administrativas:

 

I - retenção do veículo;

 

II - remoção do veículo;

 

III - suspensão da permissão;

 

IV - afastamento do pessoal de operação;

 

V - afastamento do veículo.

 

Art. 32 O Poder Executivo Municipal, na regulamentação desta Lei, estabelecerá:

 

I - definição e enquadramento das infrações nas penalidades previstas nesta lei, de acordo com a sua natureza;

 

II - hipóteses e prazo de reincidência para cada infração;

 

III - critérios e prazos para interposição de recurso para as penalidades aplicadas.

 

Art. 33 A prestação de serviço de transporte coletivo clandestino implicará, cumulativamente, nas seguintes penalidades:

 

I - apreensão e remoção do veículo para local apropriado;

 

II - aplicação de multa no valor de 5.000 (cinco mil e quinhentas) ) Unidades Fiscal do Município de Vargem Alta (UFMVA).

 

§ 1º O infrator estará sujeito ao pagamento dos preços públicos referentes à remoção e estada do veículo.

 

§ 2º Em caso de reincidência, a multa prevista no inciso II deste artigo será dobrada.

 

§ 3º Fica a SECRETARIA DE OBRAS E SERVIÇOS URBANOS autorizada a reter o veículo até o pagamento de todos os valores devidos pelo infrator.

 

Art. 34 Das penalidades aplicadas caberá recurso, com efeito suspensivo, dentro do prazo máximo de 15 (quinze) dias úteis a contar da data da sua notificação ao operador.

 

§ 1º O operador deverá apresentar, em seu recurso, todas as informações que possam contribuir em sua defesa, anexando os documentos necessários para sua comprovação.

 

§ 2º Para a análise dos recursos, a SECRETARIA DE OBRAS E SERVIÇOS URBANOS deverá constituir a Comissão de Julgamento de Infrações e Penalidades (CIP), composta por funcionários da Administração Direta e representantes dos operadores e usuários.

 

§ 3º Os membros da CIP serão nomeados através de Resolução do Secretário da SECRETARIA DE OBRAS E SERVIÇOS URBANOS.

 

§ 4º Julgado procedente o recurso, a infração será cancelada e eventuais valores recolhidos a título de pagamento de multa serão devolvidos aos operadores.

 

CAPÍTULO VIII

DA INTERVENÇÃO NA EXECUÇÃO DOS SERVIÇOS

 

Art. 35 Não será admitida a ameaça de interrupção nem a solução de continuidade ou a deficiência grave na prestação dos serviços de transporte coletivo, os quais devem estar permanentemente à disposição do usuário.

 

§ 1º A SECRETARIA DE OBRAS E SERVIÇOS URBANOS poderá intervir na execução dos serviços de transporte coletivo, no todo ou em parte, para assegurar sua continuidade ou para sanar deficiência grave na sua prestação, assumindo o controle dos meios materiais e humanos utilizados pelo operador vinculados ao serviço nos termos desta Lei ou através de outros meios, a seu exclusivo critério.

 

§ 2º A intervenção deverá ser autorizada pelo Poder Executivo, designando o interventor, o prazo da intervenção e os seus objetivos e limites.

 

Art. 36 O Poder Executivo, através do interventor designado, deverá no prazo de 30 (trinta) dias, instaurar procedimento administrativo para comprovar as causas determinantes da medida e apurar responsabilidade, assegurado o direito de ampla defesa à contratada sob intervenção.

 

§ 1º O procedimento administrativo a que se refere o caput deste artigo deverá ser concluído no prazo de até 180 (cento e oitenta) dias, sob pena de ser inválida a intervenção.

 

§ 2º A intervenção realizada sem a observância dos procedimentos legais e regulamentares será declarada nula, resultando na imediata devolução dos serviços à operadora, sem prejuízo de seu direito a indenização.

 

Art. 37 Assumindo o serviço, o Município, ou interventor por ele designado, responderá apenas pelas despesas necessárias à respectiva prestação, cabendo-lhe integralmente a receita da operação.

 

§ 1º A assunção ficará limitada ao serviço e ao controle dos meios a ele vinculados, sem qualquer responsabilidade do Município para com encargos, ônus, compromissos e obrigações em geral do operador para com seus sócios, acionistas, empregados, fornecedores e terceiros em geral, se for o caso.

 

§ 2º A assunção do serviço não inibe a aplicação ao operador das penalidades cabíveis, ou de considerar rompido o vínculo de transferência do serviço por sua culpa.

 

Art. 38 Cessada a intervenção, se não for extinto o vínculo jurídico existente entre a SECRETARIA DE OBRAS E SERVIÇOS URBANOS e a operadora, a administração do serviço lhe será devolvida, precedida de prestação de contas pelo interventor, que responderá pelos atos praticados durante sua gestão.

 

CAPÍTULO IX

DA EXTINÇÃO DO CONTRATO

 

Art. 39 Extingue-se o contrato por:

 

I - advento do termo contratual;

 

II - encampação;

 

III - caducidade;

 

IV - rescisão;

 

V - anulação;

 

VI - falência, insolvência ou extinção da contratada e incapacidade do titular em caso de empresa individual.

 

§ 1º Extinto o contrato, retornam ao Poder Público contratante, todos os bens reversíveis, direitos e privilégios transferidos ao contratado, conforme previsto no Edital e estabelecido no contrato.

 

§ 2º Extinto o contrato, haverá a imediata assunção do serviço pelo Poder Público contratante, procedendo-se aos levantamentos, avaliações e liquidações necessários.

 

§ 3º A assunção dos serviços autoriza a ocupação das instalações, se for o caso, e a utilização pelo Poder Público contratante de todos os bens reversíveis.

 

Art. 40 Na hipótese de extinção do contrato por advento do termo contratual, a reversão dos bens será feita com a indenização das parcelas dos investimentos vinculados aos bens ainda não amortizados ou depreciados, descontados os valores devidos ao Município, a título de impostos, multas e outros encargos relacionados com a operação.

 

Art. 41 A encampação, consistente na retomada dos serviços durante o prazo contratual, somente poderá ocorrer por motivo de interesse público, mediante lei autorizativa específica e após prever pagamento da indenização, na forma do artigo anterior.

 

Art. 42 A inexecução total ou parcial do contrato acarretará, a critério do Poder Público contratante, a declaração de caducidade da contratação ou a aplicação das sanções contratuais.

 

§ 1º A caducidade poderá ser declarada pelo Poder Público contratante quando:

 

I - o serviço estiver sendo prestado de forma inadequada ou deficiente, tendo por base as normas técnicas de serviço;

 

II - a contratada descumprir cláusulas contratuais ou disposições legais ou regulamentares concernentes ao contrato;

 

III - a contratada paralisar o serviço ou concorrer para tanto, ressalvadas as hipóteses decorrentes de caso fortuito ou força maior;

 

IV - a contratada perder as condições econômicas, técnicas ou operacionais para manter a adequada prestação do serviço;

 

V - a contratada não cumprir as penalidades impostas por infrações nos prazos estabelecidos;

 

VI - a contratada não atender a intimação do Poder Público no sentido de regularizar a prestação de serviço;

 

VII - a contratada for condenada em sentença transitada em julgado, por sonegação de tributos, inclusive contribuições sociais.

 

§ 2º A declaração de caducidade deverá ser precedida de verificação de inadimplência da contratada em processo administrativo, assegurado o direito de ampla defesa.

 

§ 3º Não será instaurado processo administrativo de inadimplência antes de comunicados à contratada os descumprimentos contratuais, referidos no § 1º deste artigo, concedendo-lhe prazo para corrigir as falhas apontadas.

 

§ 4º Instaurado o processo administrativo e comprovada a inadimplência, a caducidade será declarada por decreto do Poder Público, independentemente de indenização prévia, que será calculada ao

longo do processo, descontado o valor das multas e dos danos causados pela contratada.

 

§ 5º Declarada a caducidade, não resultará para o Poder Público contratante qualquer espécie de responsabilidade em relação aos encargos, ônus, obrigações ou compromissos com terceiros ou com empregados da contratada.

 

CAPÍTULO X

DAS DISPOSIÇÕES TRANSITÓRIAS

 

Art. 43 Os regulamentos provenientes desta Lei deverão se editados dentro do período máximo de 90 (noventa) dias.

 

Art. 44 Esta lei entrará em vigor na data de sua publicação.

 

Art. 45 Revogam-se as disposições em contrário

 

Vargem Alta-ES, 21 de novembro de 2005.

 

ELIESER RABELLO
Prefeito Municipal

 

Este texto não substitui o original publicado e arquivado na Câmara Municipal de Vargem Alta