Almezindo Arcanjo Betini, trineto de italianos que chegaram no Estado do Espírito Santo em 1878, filho de Joaquim Antônio Betini e Maria José Farias, nasceu em 11 de julho de 1967 por parteira na comunidade de Ribeirão, neste Município.
Iniciou no trabalho rural aos 8 anos de idade, trabalho que exerce até hoje, onde aprendeu a lidar com a terra e ter orgulho de ser agricultor. Tudo que aprendeu adveio dos ensinamentos dos seus pais que até hoje residem no local onde ele nasceu, Ribeirão. Casou-se com Conceição da Glória A. Fagundes, com quem teve dois filhos: Ian Bismarck Fagundes Betini e Dione Rafael Fagundes Betini.
Foi ministro da palavra e ministro da eucaristia na comunidade de Ribeirão. Sempre engajado nos projetos comunitários e religiosos. Posteriormente, mudou-se para o distrito de Jaciguá no ano de 2003, onde reside até o momento, trabalhando no comércio e na lavoura, ao mesmo tempo, até o ano de 2017.
Sempre participou das diversas atividades da Associação da Comunidade, sejam elas esportivas ou religiosas. O distrito de Jaciguá o acolheu como um filho da terra, localidade que lhe desperta enorme admiração e que ele considera como sua casa. Exerce o mandato de vereador desde janeiro de 2013, sempre se colocando à disposição para ajudar no desenvolvimento do município de Vargem Alta e na melhoria das condições de vida dos municípes
Almezindo carrega como lema de sua vida: “Deus sempre em primeiro lugar”.